Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Astraea cincta (Müll.Arg.) Caruzo & Cordeiro EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Astraea cincta está sujeita a menos de cinco situações de ameaça e apresenta AOO menor que 500 km², sendo ameaçada pela perda da qualidade do hábitat causada pelas atividades agropecuárias no Cerrado.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Astraea cincta (Müll.Arg.) Caruzo & Cordeiro;

Família: Euphorbiaceae

Sinônimos:

  • > Croton cinctus ;
  • > Oxydectes cincta ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita na monumental obra Fl.Bras.11(2): 235. 1873 como Croton cinctus Mull. Arg., foi tranferida para o gênero Astrea por Caruzo; Cordeiro (2007).

Dados populacionais

Com base na bibliografia disponível (Caruzo; Cordeiro, 2007; CNCFlora, 2011), foi possível estimar para A. cincta ao menos quatro subpopulações, até que se confirme a ocorrência deste táxon no Estado do Paraná e que a espécie seja recoletada em São Paulo, já que é considerada extinta neste Estado (redução populacional passada).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goias (Cordeiro et al., 2012). Em São Paulo, a única referência a ocorrência da espécie neste Estado é seu holótipo, sendo que atualmente suspeita-se que a espécie esteja extinta nesse Estado (Caruzo; Cordeiro, 2007). Registros de herbário (CNCFlora, 2011) e SEMA/GTZ-PR (1995) indicam a ocorrência de A. cincta no Estado do Paraná.

Ecologia

Planta terrícola, arbustiva a arvoreta; ocorre nos cerrados do Brasil Central (Caruzo; Cordeiro, 2007) associados ao Domínio Fitogeográfico Cerrado (Cordeiro et al., 2012).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie foi registrada dentro dos limites do Parque Nacional das Emas (GO) (Caruzo; Cordeiro, 2007).

Referências

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- CARUZO, M.B.R; CORDEIRO, I. Sinopse da tribo Crotoneae Dumort. (Euphorbiaceae s.s.) no estado de São Paulo. Hoehnea, v. 34, n. 4, p. 571-585, 2007.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Astraea cincta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Astraea cincta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 08/06/2012 - 17:51:59